Calendário de Vacinação

O esquema de vacinação de rotina, e a seqüência cronológica com que as vacinas são administradas, é denominado calendário de vacinação. Na verdade existem vários calendários de vacinação que variam de país para país e, mesmo dentro de um mesmo país podem variar de região para região.

Além disso, os calendários de vacinação são atualizados periodicamente. Para a elaboração dos calendários é levada em conta a importância da doença a ser prevenida, a disponibilidade de uma vacina segura e eficaz, o melhor esquema para obter uma resposta imune adequada, os recursos disponíveis, a viabilidade do esquema e o número de aplicações. No Brasil, os calendários oficiais são definidos pelos órgãos governamentais, como Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Entidades de classe também propõem calendários, como por exemplo, a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Baseado nos calendários propostos pela Secretaria Estadual da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Academia Americana de Pediatria, o Centro de Imunizações, conjuntamente com o Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein, sugerimos os calendários de vacinação abaixo. Clique e veja.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO – IDADES
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO – ADULTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress